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Administração - Terça-feira, 15 de Agosto de 2017

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PALESTRA SOBRE COMPRAS PÚBLICAS

PALESTRA SOBRE COMPRAS PÚBLICAS


PALESTRA SOBRE COMPRAS PÚBLICAS É FEITA PELO SEBRAE EM PÉROLA                                                                                                                                                                                                                                      A PREFEITURA MUNICIPAL DE PÉROLA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SALA DO EMPREENDEDOR COM APOIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, EM PARCERIA COM O SEBRAE PROMOVERAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 13, UMA PALESTRA SOBRE COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS, COM O OBJETIVO DE SENSIBILIZAR MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS A PARTICIPAR DOS PROCESSOS DE COMPRAS PÚBLICAS  E DAR DICAS SOBRE  COMO PROCEDER E PREPARAR AS EMPRESAS. A PALESTRA FOI DIRIGIDA À EMPRESÁRIOS, COMERCIANTES E PRESTADORES DE SERVIÇO DO MUNICIPIO DE PÉROLA, E ABORDOU TEMAS DE COMO COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS COM A PREFEITURA MUNICIPAL, ATENDENDO O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO VIGENTE, COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES, PREGÕES E OUTROS PROCESSOS PÚBLICOS DE COMPRAS, BEM COMO AS MUDANÇAS NA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS QUE TRAZEM UMA SÉRIE DE BENEFICIOS  EM PROL DAS MPEs. TAMBÉM FOI FEITO UMA AMOSTRAGEM PARA CONHECIMENTO DOS  PARTICIPANTES SOBRE VALORES EM COMPRAS PÚBLICAS QUE O MUNICIPIO FAZ TODOS OS ANOS, E QUANTO DESTES VALORES VÃO PARA EMPRESAS DE FORA DO MUNICIPIO. O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, GIOVANI SCHNEIDER, DISSE QUE A PALESTRA DE HOJE É APENAS O INICIO DE UMA CAPACITAÇÃO QUE PRETENDEMOS OFERECER AOS MICROEMPRESÁRIOS LOCAIS INTERESSADOS NA PARTICIPAÇÃO EM COMPRAS PÚBLICAS, ESTAMOS DISPOSTOS A FAZER GRANDES DISCUSSÕES EM TORNO DESTE TEMA, PARA AUMENTARMOS A PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NAS COMPRAS PÚBLICAS. A EXPECTATIVA É QUE O EMPRESÁRIO POSSA SE PREPARAR MELHOR E, CONSEQUENTEMENTE, TENHA MAIS CHANCES DE VENCER AS LICITAÇÕES. JÁ ESTAMOS MANTENDO CONTATO COM O SEBRAE A PEDIDO  DO PREFEITO DARLAN, PARA QUE SEJAM REALIZADAS OFICINAS SEGMENTADAS PARA APROFUNDAMENTO DAS INFORMAÇÕES, PARA QUE OS NOSSOS EMPRESÁRIOS INTERESSADOS EM VENDER PARA A PREFEITURA POSSAM CONHECER MELHOR A LEGISLAÇÃO VIGENTE PARA AS COMPRAS PÚBLICAS E RECEBER ORIENTAÇÕES TÉCNICAS NECESSÁRIAS. O SECRETÁRIO AINDA DISSE QUE DE ACORDO COM A LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA , O PODER PÚBLICO DEVE REALIZAR LICITAÇÕES EXCLUSIVAS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (AQUELAS QUE FATURAM ATÉ R$ 3,6 MILHÕES POR ANO), COM VALORES ATÉ R$ 80 MIL. AS MPEs AINDA TEM PRIORIDADE EM CASO DE EMPATE NOS PREGÕES PRESENCIAIS. A GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS LOCAIS SÃO MICRO E PEQUENAS, E A GENTE PERCEBE QUE ESTES PEQUENOS EMPRESÁRIOS POSSUEM DIFICULDADES DE PARTICIPAR DAS LICITAÇÕES , ATÉ POR FALTA DE CONHECIMENTO, ENTÃO VIMOS A NECESSIDADE DE PREPARÁ-LOS. ISSO É IMPORTANTE PARA A CIDADE, PORQUE O DINHEIRO CIRCULA, E TAMBÉM PARA OS EMPRESÁRIOS, QUE TERÃO CONDIÇÃO DE CRESCER NOS NEGÓCIOS. O PREFEITO DARLAN SCALCO QUE SE FEZ PRESENTE DURANTE TODA PALESTRA RESALTOU QUE O SERVIÇO QUE A SALA DO EMPREENDEDOR, EM PARCERIA COM O SEBRAE, VAI PRESTAR DAQUI PRA FRENTE EM PÉROLA VISA AMPLIAR E FACILITAR A PARTICIPAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NAS COMPRAS PÚBLICAS. A INTENÇÃO É APROXIMAR COMPRADORES E VENDEDORES E FACILITAR ESTE PROCESSO. SOMENTE A PREFEITURA DE PÉROLA TEM POTENCIAL DE COMPRA DE MAIS DE R$ 10 MILHÕES POR ANO E INFELIZMENTE MAIS DE 60% DESTE VALOR VAI PARA EMPRESAS DE FORA DO MUNICIPIO. A MAIOR CAUSA DESTA NÃO PARTICIPAÇÃO É A FALTA DE INFORMAÇÃO E ESTE É O OBJETIVO DA SALA DO EMPREENDEDOR , ESTIMULAR QUE AS EMPRESAS DA CIDADE PARTICIPEM, QUE A FATIA MAIOR DESTE DINHEIRO FIQUE AQUI, GERE DESENVOLVIMENTO, EMPREGO, RENDA E QUALIDADE DE VIDA. DESTACOU AINDA QUE O EMPRESÁRIO DEVE ENCARAR  AS COMPRAS PÚBLICAS COMO UMA OPORTUNIDADE IMPORTANTE DE EXPANSÃO DE MERCADO. “O PODER PÚBLICO É OBRIGADO A DESTINAR PARTE DAS LICITAÇÕES ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SENDO QUE A LEGISLAÇÃO PREVÊ  MECANISMOS QUE AS FAVORECEM. O PROBLEMA É QUE O EMPRESÁRIO PRECISA ESTAR PREPARADO E ESTAR APTO A FORNECER. SÃO ESSAS INFORMAÇÕES QUE QUEREMOS DIFUNDIR NO EMPRESARIADO LOCAL. ESSA É UMA MANEIRA PARA QUE O ORÇAMENTO DE PÉROLA FIQUE NA PRÓPRIA CIDADE, FORTALECENDO A ECONOMIA LOCAL”.   NA PALESTRA O CONSULTOR DO SEBRAE, JOSÉ ALBERTO, MOSTROU UMA VISÃO GERAL SOBRE A CAPACIDADE DE COMPRAS DO MUNICIPIO DE PEROLA QUE, NO ANO DE 2013, FOI DE QUASE R$10 MILHÕES. DESTE TOTAL A FATIA MAIOR FOI PARA GRANDES EMPRESAS E EMPRESAS DE FORA DO MUNICIPIO, SENDO QUE UMA BOA PARTE DESTE DINHEIRO PODERIA E DEVERIA FICAR CIRCULANDO NA ECONOMIA LOCAL. O CONSULTOR FEZ ESCLARECIMENTOS E DEU DICAS AOS EMPRESÁRIOS SOBRE COMO PROCEDER PARA PARTICIPAR DE PROCESSO DE LICITAÇÃO E COMPRAS PÚBLICAS E FORMAS DE TRABALHAR PARA CONSEGUIR MELHORES RESULTADOS. A GRANDE PARTE DOS EMPRESÁRIOS CONSIDERA COMPLICADO PARTICIPAR DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTUDO, EXISTEM ALGUNS MITOS DE QUE COMPRAS PÚBLICAS SÃO TENDENCIOSAS OU DIRECIONADAS, PORÉM, HOJE EM DIA NÃO É MAIS, POR CONTA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, DA LEGISLAÇÃO DE MANEIRA GERAL, QUE ESTÁ MAIS APURADA. FINALIZOU O CONSULTOR!

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