Aconteceu na última quinta (24), em Pérola o III Seminário Pérola em Defesa da Mulher com o Tema: "Bem me quero, bem me cuido", com a participação de aproximadamente 250 pessoas presentes no evento organizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Pérola e o apoio do Departamento de Atendimento a Mulher Perolense (DAMP).
Estiveram presentes técnicos de vários municípios da região.
O evento foi uma oportunidade para trocar experiências e conhecimentos sobre questões importantes que afetam as mulheres na sociedade, teve uma programação diversificada, com palestras de especialistas e uma roda de conversa sobre o tema relacionado. Entre os temas abordados, estavam o papel da Justiça na defesa e garantia dos direitos e autonomia da mulher vítima de violência, o papel do poder judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a importância da valorização da vida e qual o papel da Polícia Civil na combate a violência contra a mulher. Também foi apresentado o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha, no combate a violência contra a mulher.
Estavam presentes no evento:
° Prefeita de Pérola, Valdete Cunha.
° Vice Presidente da Câmara de Vereadores. Wilson Chaves.
° Juiz da Comarca de Pérola, Doutor Marcelo Gomes Feracin.
° Promotor de Justiça da Comarca de Pérola, Tales Alves
Paranahiba.
° Chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e Familia
Representando o Estado do Paraná, Glicerio Dias de Araujo.
° Delegado de Polícia - Delegacia da Mulher de Cianorte-PR, Wagner Soares Quintão dos Santos.
° °Soldados da Polícia Militar do Paraná, atua na na equipe de Patrulha Maria
da Penhado 8° Batalhão de Paranavaí, Camila Dias Gonçalves e Marcos de Lima Santos.
° Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá, Terezinha Beraldo Pereira.
° Teóloga, Vanessa Érika Farias Orcesi.
° Secretário de Cidadania e Assistência Social, Maycon Junior dos Santos.
° Vereadora e Procuradora da Mulher, Leonice Ribeiro da Fonseca.
° Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Mulher,Márcia dos Santos Girotto.
° Diretora do Departamento de Atendimento à Mulher Perolense,Patrícia Silva Galiardo.
Dentre outras autoridades..
O evento contou também com uma apresentação artistica das crianças do Projeto CRES-SER, realizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social.
Um dos momentos mais emocionantes do Seminário foi a apresentação de um video com depoimentos de mulheres Perolenses que romperam com o ciclo de violência.
"Nosso compromisso a frente da gestão publica e proteger, zelar e promover os direitos dos nossos cidadãos, queremos junto com o poder judiciário, legislativo, religioso, sociedade cível organizada e toda a população lado a lado, de mãos dadas investir a cada dia em politicas publicas assertivas que garantam e assegurem os direitos das mulheres" destacou a prefeita Valdete Cunha.
A realização deste Seminário foi sem dúvidas uma marco para a cidade de Pérola, que tem lutado pela garantia dos direitos de todas as mulheres perolenses.
Pérola