Quais os canais de acesso para falar diretamente com o departamento de tributação?
O contribuinte pode solicitar via e-mail: tributos@perola.pr.gov.br Via WhatsApp: (44) 9.9148-8956 Via ligação telefônica: (44) 3636-8300 Ou ainda pode ser atendido no Paço Municipal Gentil Scalco, localizado na Avenida Dona Pérola Byington, 1731
Como gerar guias de recolhimento em débito com atraso?
O contribuinte pode ter acesso ao link abaixo: https://perola.govbr.cloud:10443/cidadao/servlet/br.com.cetil.ar.jvlle.hatendimento No campo do lado direito, em "Área Pública" - "Acesso Rápido" clicar em "GUIA DE RECOLHIMENTO" Preencher os campos solicitados, informando o nº de cadastro sem o dígito 0. Informar o tipo da divida, data de vencimento para pagamento até o último dia do mês (Se preferir) e por último clicar em "Gerar a Guia".
Como saber o valor venal (avaliação municipal) de um imóvel?
O contribuinte pode ter acesso ao link abaixo: https://perola.govbr.cloud:10443/cidadao/servlet/br.com.cetil.ar.jvlle.hatendimento No campo do lado direito, em "Área Pública" - "Acesso Rápido" clicar em certidão e informar as opções solicitadas. Fazendo a busca por CPF ou por Tipo Imobiliário na busca do imóvel.
Qual o objetivo da Transparência Ativa?
Demonstrar, sem qualquer tipo de requerimento, informações de interesse geral dos órgãos e entidades do setor público através de meios de comunicação de amplo acesso como a Internet, promovendo a participação dos cidadãos no acompanhamento da gestão.
Existe restrição de acesso ao portal?
Não. As informações disponibilizadas no portal podem ser acessadas por qualquer cidadão, assim como sua impressão e armazenamento para análise em outros aplicativos.
Qual a fundamentação legal?
A transparência do portal está amparada na Lei Complementar 131, promulgada em 27 de maio de 2009. Ela modificou a redação dada na Lei de Responsabilidade Fiscal determinando a divulgação, em tempo real, de informações da execução orçamentária e financeira nas três esferas (União, Estados e Município) e nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Que informações são disponibilizadas para consulta?
Conforme a Lei Complementar 131/2009, o portal disponibiliza as seguintes informações: Referente as receitas: lançamento e recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive no que se refere a recursos extraordinários. Referente as despesas: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização com, no mínimo, número do processo correspondente, bem fornecido ou serviço prestado, pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e procedimento licitatório realizado (quando for o caso).
Existem informações adicionais?
Sim. Para melhorar o entendimento dos dados exigidos pela Lei Complementar 131/2009. O portal exibe informações complementares de processos licitatórios realizados e em andamento, instrumentos contratuais celebrados, transferências financeiras entre entidades da mesma esfera de governo, valores da folha de pagamento, relação dos servidores, relação de bens patrimoniais, movimentação do estoque, informações organizacionais e publicação de documentos
Qual a origem dos dados?
A informação disponibilizada no portal tem origem nos Sistemas de Gestão Financeira, Tributária, Pessoal e Compras da entidade.
Com que frequência ocorre a atualização dos dados?
O processo de atualização ocorre diariamente e, de acordo com o decreto 7.185/2010, a divulgação em tempo real se refere a divulgação das informações em meio eletrônico de amplo acesso até o primeiro dia útil subsequente a data do registro contábil no Sistema de Gestão da Entidade.
Posso fazer a busca de uma informação específica?
Sim, através do recurso de pesquisa disponível em todo o portal e nos filtros localizados em cada uma das consultas existentes.
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Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.