Administração - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019

Diplomados em Pérola os novos vereadores eleitos pelo Parlamento Jovem

Foi realizada na noite desta quarta-feira em Pérola, a Sessão de Diplomação dos eleitos para o pleito 2019/2020, do Projeto Parlamento Jovem. O projeto que está em sua segunda edição, é desenvolvido pelas Escolas Municipais Arminda Rodrigues de Souza e Professor Waldemar Biaca, em parceria com o Cartório Eleitoral e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O Projeto Parlamento Jovem faz parte do projeto Eleitor do Futuro da Justiça Eleitoral que vem sendo desenvolvido nas Escolas e tem como objetivo promover a educação política dos estudantes, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto responsável, por meio de diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia. O Juiz Eleitoral Dr. Carlos Eduardo, acredita que o desenvolvimento do projeto nas escolas, desperta no jovem parlamentar o interesse por entender e discutir a política. As etapas desenvolvidas no projeto que se iniciam com a campanha eleitoral e a exposição de propostas de trabalho permite que o candidato viva efetivamente a realidade de um pleito eleitoral e sinta a responsabilidade de convencer os eleitores do que realmente é interessante para a comunidade. "Cumprimos hoje mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem com a diplomação dos nossos vereadores eleitos. A responsabilidade de todos para este projeto é de suma importância para a nossa cidade e nosso objetivo é despertar nas crianças o interesse pela política limpa e séria, promovendo a educação política de nossos estudantes através do exercício da cidadania e do voto responsável" destacou. O Promotor de Justiça Dr. Tales, reiterou as palavras do Juiz, e lembrou aos eleitos sobre a importância de desempenharem seu papel como parlamentares, respeitando as normas que regem a escola e principalmente os valores familiares, obedecendo principalmente aos pais e também os professores. Dr. Tales disse ainda que as portas do Ministério Público estão abertas para que os novos vereadores possam aprofundar seus conhecimentos e alertou que "se algum dos vereadores eleitos desrespeitarem seus pais, professores ou agir de forma deliberada, as denúncias serão apuradas pelo Ministério Público com a possibilidade de perda do mandato". O Prefeito Darlan Scalco parabenizou a todos os responsáveis pelas ações de cidadania desenvolvidas através do projeto e garantiu que estas ações podem influenciar na preparação de jovens vitoriosos que saibam discutir a política e resgatar os valores reais deste bem tão precioso para a sociedade. Darlan destacou ainda a vitória do parlamentar Renan Leôncio Andrioly da Escola Arminda, que mesmo sendo portador de deficiência auditiva conseguiu transmitir sua mensagem aos eleitores com o apoio da Tradutora e Intérprete de Libras, Professora Ana Paula Venâncio. "O que vimos aqui, foi a inclusão de valores através da democracia! Parabéns aos eleitos. Aguardo todos na Prefeitura para discutirmos o futuro da nossa cidade", comentou o Prefeito. O Presidente da Câmara Municipal, Lindolfo Bazoti, saldou todos os eleitos e pregou a valorização de ações que despertem no cidadão o interesse pela participação na política em geral. "Como Presidente do Legislativo, assumo o compromisso de colocar toda estrutura da Câmara a disposição para atendê-los e auxiliá-los no que for preciso", disse o Vereador Lindolfo. Foram diplomados os 09 vereadores eleitos no último pleito realizado em 03 de junho de 2019 nas Escolas Municipais Arminda Rodrigues de Souza e Professor Waldemar Biaca: Camily Vitória Mendonça, Rafaela da Silva Martinelli, Larielly Raissa da Silva, Amanda Patussi Escaldelai, Estefani Biazetti Martins, Kauan Victor de Andrade, Marcelo Antônio Alves da Silva, Emanuel Soares dos Santos Vieira e Renan Leôncio Andrioly. A solenidade, presidida pelo Juiz Eleitoral da 135ª Zona Eleitoral, Dr. Carlos Eduardo Zago Udenal, contou com a presença do Prefeito Darlan Scalco, do Promotor de Justiça Dr. Tales Alves Paranahiba, da Chefe do Cartório Eleitoral Glória Lucia Aguiar Guariento, do Presidente da Câmara Municipal Lindolfo Bazoti Filho, da Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Sonia Celini e das Diretoras das Escolas participantes do projeto, Marilei Romachela e Elizete Buosi. Acompanharam a sessão os vereadores: Almiro Francisco, Eroni Francisco, José Carlos Ferreira, Juarez de Souza, Odilon de Jesus Gomes e Valdete Cunha, de Pérola e as professoras participantes do projeto: Silmara Cristina de Azevedo Martins, Gisele Silvestre, Gessica Bergamin, Maria Aparecida Stevanato de Oliveira, Marina Souza Posso, Vanessa Priante Alecrim do Vale, Ana Paula Joana Cavalheri, Sheila Garcia Guedes e Ana Paula Venâncio.