Administração - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019

Pérola participa do III Congresso Internacional de Acolhimento Familiar

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Prefeito de Pérola, Darlan Scalco, participou hoje, acompanhado da Vice-Prefeita Vilde Biaca e do Secretário de Assistência Social, Maycon Junior, em Curitiba, do III Congresso Internacional de Acolhimento Familiar.   Representando as 399 prefeituras do Estado, Scalco elogiou as ações de inclusão social desenvolvidas tanto pelo Governo do Estado quanto pelo Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual.   Em 2017, o Município de Pérola implantava o " Serviço de Acolhimento Familiar através das Famílias Acolhedoras" com a capacitação de possíveis famílias que seriam incluídas no serviço. Logo nos primeiros meses do serviço, um cadastro foi efetivado, dando um novo lar provisório a uma adolescente acolhida.   Em razão dos resultados favoráveis que vinham sendo alcançados e atendendo a uma solicitação do Poder Judiciário, o Governo Municipal constituiu em 2018, a equipe técnica responsável pela coordenação, gerenciamento e desenvolvimento do serviço na cidade, elegendo profissionais que serviriam exclusivamente o acolhimento familiar.   O serviço de Acolhimento Familiar conta hoje com 16 famílias cadastradas. O primeiro acolhimento aconteceu em novembro e se estende até o presente momento. Em abril de 2018 tivemos um acolhimento por um período de curto prazo, mas ambos atingiram o objetivo proposto que é a proteção e o direito da convivência familiar da criança e do adolescente.   Atualmente o Serviço conta com três crianças acolhidas por famílias cadastradas que recebem do Governo Municipal um benefício financeiro de um salário mínimo para contribuir nas despesas mensais.   O Secretário de Assistência Social Maycon Junior reconheceu a coragem do Prefeito Darlan Scalco na instituição deste Serviço na cidade e agradeceu o empenho da equipe técnica do Serviço de Acolhimento pelos benefícios que oferecem a comunidade perolense. Maycon também destacou a importante participação e apoio recebido do Poder Judiciário que têm assistido de perto e auxiliado em todas as ações que são desenvolvidas pela equipe técnica na preparação das famílias e no acolhimento das crianças e dos adolescentes. “Todos os resultados alcançados até o momento devem ser atribuídos ao empenho do Prefeito Darlan Scalco, do Juiz da Comarca de Pérola, Dr. Carlos Eduardo Zago Udenal e da equipe técnica do projeto que diante das dificuldades apresentadas, sempre encontram o melhor caminho para resolver os problemas” disse o Secretário.   Também participaram do Congresso, o Juiz de Direito da Comarca de Pérola, Dr. Carlos Eduardo Zago Udenal, a Assistente Social, Aparecia Verônica Mantovani e a Psicóloga Tuane Samara Faria Alves, que compõem a equipe técnica do projeto.