Administração - Quarta-feira, 17 de Junho de 2020

Governo do Paraná amplia convênio com o Consórcio CIBAX para readequação de estradas rurais. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, assinaram no início de sua gestão um convênio para o repasse de máquinas da patrulha rural para municípios da região noroeste do Paraná. O maquinário já está sendo utilizado pelo CIBAX - Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Xambrê, integrado por Brasilândia do Sul, Cafezal do sul, Francisco Alves, Iporã, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê na readequação, manutenção e melhoria da trafegabilidade das estradas rurais.  No início deste mês, o governador e o secretário de estado, ampliaram o convênio, repassando ao consórcio através do Programa Estradas da Integração a transferência voluntária de recursos financeiros que serão utilizados na aquisição de combustível para a execução dos trabalhos nas estradas. “É mais um exemplo da forte parceria que o nosso governo tem com todos os municípios paranaenses principalmente neste período crítico que estamos enfrentando. Sabemos das dificuldades das prefeituras para fazer a manutenção destas estradas, que são municipais e essenciais para a população que mora no campo”, disse o governador. As máquinas e equipamentos que formam as patrulhas são utilizados em adequação, readequação, manutenção e melhorias de estradas rurais, por onde escoa a produção agrícola e também passa o transporte escolar. “A readequação de estradas é muito importante, ainda mais neste momento quando temos que fortalecer nossas fontes de economia e garantir que o campo continue gerando emprego e renda”, afirmou o presidente do CIBAX e prefeito de Pérola, Darlan Scalco. Segundo o secretário de Agricultura de Pérola, Edson Bizarri, serão executados cerca de 21km de readequação, manutenção e melhorias da trafegabilidade nas estradas Gávea, Jaguaretê, Safiras e Caçador com benefício direto aos moradores destas localidades. Na assinatura do convênio entre o CIBAX e o Governo do Estado, estiveram presentes o presidente do consórcio e prefeito de Pérola, Darlan Scalco e o chefe regional da SEAB, José Antônio de Andrade Duarte. José Antônio garantiu que os repasses de aquisição de combustível para apatrulha rural é uma conjunção de esforços que resultará em grandes resultados para o homem do campo.