Administração - Segunda-feira, 22 de Junho de 2020

Ação Integrada fiscaliza aglomerações em Pérola

No final de semana, a Vigilância Sanitária de Pérola em mais uma parceria com o Destacamento de Polícia Militar, realizou na cidade uma ação integrada para conferir o cumprimento das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus. Diversos comércios, principalmente bares e lanchonetes da cidade foram visitados e populares que estavam concentrados em locais públicos e particulares foram alertados sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, sobre o distanciamento social e o cumprimento das medidas de enfrentamento ao covid-19. Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, José Ferla, as ações foram realizadas na Avenida Dona Pérola Byington e em bairros onde haviam denúncias sobre a aglomeração de pessoas. Duas pessoas foram notificadas e assinaram o termo de infração por descumprimento de medidas sanitárias preventivas. O crescimento do número de denúncias e reclamações nos canais de atendimento do município sobre casos de descumprimentos das normas de enfrentamento à pandemia e o relaxamento do isolamento social na cidade reforçaram a necessidade de intensificar as ações do poder público para evitar um quadro alarmante na saúde do município que conta apenas com os leitos do Hospital Uopeccan de Umuarama, que estão disponíveis para toda a região no atendimento dos casos de covid-19. A secretária de Saúde, Rosângela Guandalin, o promotor de Justiça, Dr. Tales Alves Paranahiba, a chefe de Epidemiologia, Hellen Carla Ferreira e o chefe de Vigilância Sanitária, José Ferla, em um vídeo publicado nas redes sociais do município, alertaram a população sobre os riscos reais de a situação se agravar na cidade nos próximos dias, caso não haja a cooperação de toda a população para o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos de saúde. “A população precisa entender que o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos são ações extremamente necessárias neste momento e enquanto a população não se convencer dos riscos deste vírus, estamos vulneráveis e suscetíveis ao surgimento de casos em nossa cidade” alertou. O Destacamento da Polícia Militar de Pérola, comandado pelo Sargento Edson, tem prestado todo o apoio no enfrentamento desta pandemia na cidade, colocando à disposição o serviço dos soldados, André, Fabrício, Marochio, Menez, Sparapan e Teles, que acompanham diretamente todas as  ações desenvolvidas pela equipe de vigilância sanitária em todo o município.