Assistência Social - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

1º FÓRUM MUNICIPAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DIFICIÊNCIA.

O Fórum teve como tema “Diálogos e interlocuções acerca das realidades e das possibilidades do município de Pérola”

A Prefeitura Municipal de Pérola através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, realizaram nesta terça-feira (27/06), o I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o tema “Diálogos e interlocuções acerca das realidades e das possibilidades do município de Pérola”. O evento teve como objetivo compartilhar e discutir as práticas, ideias e possíveis ações para o conhecimento coletivo sobre o tema.

A conselheira, Marcia Theodoro Alves, realizou a abertura do evento representando todo o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a prefeita, Valdete Cunha, o fórum visa articular e integrar os vários aspectos de uma política pública de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Durante o encontro foram discutidos aspectos que impactam na vida das pessoas com deficiência no município como Educação apresentadas pela Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Sônia Celini e pela Diretora da Escola 19 de junho - APAE de Pérola, Silvania Formagio, a Acessibilidade apresentada pelo Secretário Geral, JC Cunha, a Saúde, apresentada pelo Clínico Geral, Dr. Ramon Rocha e pela Enfermeira, Marta Fonseca e a Assistência Social apresentada pelo Promotor de Justiça de Pérola, Dr.Talles Alves Paranahiba.

O Delegado da Polícia Civil de Pérola, Dr. Emmanuel Lucas de Moura também esteve presente no Fórum e se colocou a disposição para qualquer tipo de denúncia de violação dos direitos da pessoa com deficiência.

Ainda no evento os alunos da Escola 19 de junho - APAE realizaram uma apresentação cantando a música “Amarelo, Azul e Branco” e também aconteceu a exposição dos materiais confeccionados pelos alunos que participam da Sala de Recursos Multifuncionais do município de Pérola.

Participaram Autoridades Municipais, membros da Gestão Municipal, do Conselheiros Municipal da Pessoa com Deficiência e também da Sociedade Civil.